quarta-feira, 26 de março de 2014

Irracionalidade do consumo..

Meu velho PUG 2003: bom, bonito e barato...
 Eu gosto de carro antigo. Não é carro velho. Antigo, para mim, é o usado em excelente estado. E por antigo, pelo menos no Brasil, não se pode supor um carro tecnicamente defasado ou ultrapassado. Alguns antigos, de uma década atrás, conseguem ser mais modernos, em certos modelos, que muitos zero quilometro. São mais baratos, duráveis, desvalorizam menos que os novos e pagam pouco imposto.

Então por que a febre do carro zero a qualquer custo? Financiamento com juros tão altos que triplicam o valor do bem, impostos caros, qualidade duvidosa e estilo idem. Seria para exibir aos vizinhos, não ficar atrás dos amigos que também compraram? Ou a ilusão que sendo mais modernos são mais seguros e estragam menos? Ou é consumismo puro e alienado?

 Um Peugeot 207 HD 2014 com motor 1.4 de 88 HP, ar condicionado, direção, Airbag, ABS custa R$ 35.500,00. O IPVA em média, dependendo do estado, R$ 1500,00. É basicamente o mesmo carro, piorado, de uma década atrás. Ou seja: em 2003 o carro era muito moderno. Pois o modelito aí da foto, um 2003, tem os mesmos acessórios do modelo zero, mais com a vantagem de um motor 1.6 de 110 HP, freio a disco nas quatro rodas (aliás um dos pontos altos do carro) e custou apenas R$ 9.500,00. O IPVA 2014 será de R$ 315,00.
Um Peugeot 207 HD 2014 no salão de uma revenda: R$ 35 mil por um facelift?
O modelo zero 2014, que saiu da concessionária por R$ 35 mil surreais, valerá, depois de um ano de uso, cerca de R$ 25 mil para recompra na concessionária ou em agências de usados. Se não for menos. Já o modelito 2003, adquirido por R$ 9500,00 valerá o mesmo ou mais, dependendo da inflação, da taxa de juros para o zero quilômetro e do desempenho da economia. Qual é a lógica? É por tratar-se de um modelo novo? Mas o Peugeot 207 é o velho 206 requentado. O 208 é na verdade o 207 europeu que já saiu de linha por lá. E esse não sai por menos de R$ 45 mil surreais!

Mas o desempenho melhorou? Não. Na verdade piorou assim como o consumo. O 206 de dez anos passados, com os mesmos 1045 quilos e 110 cavalos, tinha uma relação peso potência de 10,5 Kg/HP. Ou seja cada cavalo do motor arrastava 10,5 kg de carroceria. Já o motor do zero quilometro, com apenas 88 cavalos, tem uma relação de 12 Kg/HP. Parece pouco, mas em uma ultrapassagem em aclive, faz aquele frio na espinha. A aceleração passou de bons 9,5 segundos de 0 a 100 km/h para 13 segundos até atingir a mesma velocidade. A velocidade final baixou de 195 Km/h para 168 Km/h. E isso esses dados técnicos, para quem não entende, fez piorar o consumo.
PUG tunado: os apaixonados às vezes exageram no gosto, mas paixão é paixão...
Mas não basta acelerar bem, tem que parar bem. Os freios a disco nas quatro rodas, do modelo 2003 fazem um excelente trabalho. E não desregula tanto. Já o modelo novo, com freios a tambor nas rodas traseiras, não transmite a mesma segurança nas frenagens de emergência, mesmo com o ABS. No restante, o conforto, posição de dirigir, acessórios e novidades tecnológicas são as mesmas de uma década atrás.

Na Europa, o PUG  (apelido carinhoso dado pelos franceses ao 206) ainda faz sucesso entre os admiradores da marca e do modelo. E lá o 206 já não existe mais desde 2010. Existem clubes do Peugeot 206 em diversos países e os admiradores tunam os carros em diversos estilos (alguns de gosto duvidoso é bem verdade). Mas o carrinho, que vendeu mais de seis milhões de unidades na Europa é uma paixão nacional.
Porsche 918 Spyder 2014: Novo recorde em Nurburgring pela bagatela de R$ 3 milhões...

 Para finalizar a minha estória de paixão pelo PUG (já tive 3 deles), basta dizer que o danadinho com motor 1.6 sem outras modificações, consegue fazer a volta de 21 Km de extensão do circuito norte de Nurburgring (Alemanha) em 9,5 minutos. Uma marca excelente se considerarmos que uma das voltas mais rápidas do mesmo circuito é de cerca de 7 minutos, conseguida por um Porsche 918 Spyder, que custa a bagatela de R$ 3 milhões no Brasil. Considerando-se o valor do meu Puguinho, cerca de R$ 10 mil, é muita grana a mais (só R$ 2.990.000,00) para ganhar 3 segundos por volta! E, além do mais, o Porsche Spyder não vai ter o charme do meu marimbondo prateado...

Março/2014

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