sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Luto dos Vivos

Infelizmente vivemos tempos onde pessoas são descartáveis. Na mídia, exemplos diários de celebridades, queiram ou não formadores de opinião, que se separam e uma semana depois já aparecem em outro relacionamento. Isso quando não aparecem com outra pessoa ainda em uma relação anterior. Direito e arbítrio de cada um? Sim. Absolutamente. Comportamento de risco e potencializador de tragédias? Certamente.

Se vivemos a era das relações frívolas e descartáveis, se eu sou descartado como coisa, posso também descartar o outro como se coisa fosse. Muitas vezes de maneira passional, violenta e trágica. Nesses tempos de pressa para tudo, não há mais lugar para o luto. Nem o da morte natural e nem o do fim das relações.

Perder alguém vivo também nos faz passar pelo luto. Essa morte em vida requer tempo de sofrimento, de aceitação e de recomeço, Se não ha esse tempo, onde estão presentes a dor da perda, o medo da solidão e a incerteza do futuro, a vida não pode seguir o rumo natural. Sem o luto, não há renascimento. Somente um ciclo  de agonia, frustração, desespero e medo.

Nos casos mais patológicos sobrevêm a amargura, o rancor, o ódio e o sentimento cruel da vingança. A passionalidade toma conta e as tragédias acontecem. São as mesquinharias da execração pública, a vingança através da alienação parental, a violência verbal e física, muitas vezes culminando com a tragédia do suicídio ou a loucura do assassinato.


Não se trata de justificar nada. De defender partes ou gêneros. Tragédia consumada, não adiantam os comentários acalorados, os linchamentos públicos ou reais. A busca dos culpados. Se a sociedade funciona, a lei será aplicada. Para apaziguar, decidir e punir. Mas se o debate isento, que leva ao estudo e identificação das causas não acontecer, se as mudanças necessárias não se processarem no tecido social, as tragédias dessa era de solidão e egocentrismo continuarão a acontecer e se multiplicar até o ponto do descontrole total e da perda de nossa condição humana.

Um comentário:

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.