sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Luxo ou segurança? Não existe almoço grátis...

Tata Nano: Nem os bonecos sobreviveram... a roda direita foi parar dentro da cabine.

Tata Killer... festejado pelo fabricante como sendo a solução de carro popular para as massas, não apenas na Índia mas visando o mercado mundial, o Tata Nano foi reprovado recebendo zero estrelas no crash test da NCAP.

Aqui no Brasil a situação é preocupante, pois poucos carros passaram ou passam por esses testes e os poucos modelos que foram submetidos ao rigoroso programa de segurança da Latin NCAP, ou foram reprovados ou receberam notas mais baixas que os mesmos modelos fabricados fora do país.


Casos de desrespeito à segurança dos passageiros para obter preços competitivos e mesmo assim absurdamente caros, acontecem todos os anos. O último aconteceu com o Honda Fit. O carro, que tem ótimas notas nos testes de segurança, esse ano ganhou uma versão mais sofisticada, porém intermediária, em um esforço da Honda para não perder mercado para outros competidores.
Ford KA 2011 fabricado no Brasil:  Apenas uma estrela nos testes de segurança para passageiros.

Para conseguir isso o Honda Fit, com essa nova versão, ganhou gadejts e penduricalhos estéticos à custa de ter sido retirado o ABS, que sempre foi item de série desde o laçamento do modelo no Brasil. Ou seja: aproveitando a brecha na lei a Honda prefere ganhar dinheiro brincando com a vida do consumidor.
Renault Scenic: Em 2001 quatro estrelas era uma nota excelente. 

E o brasileiro também tem culpa no cartório. Prefere comprar um caro equipado com som e rodas de liga leve e sem ABS, do que uma versão mais cara com o item de série.Abre mão da segurança ativa, pela falsa impressão de status. Acha que estará impressionando mais amigos e vizinhos com um Ford Ka zero quilometro na garagem (um dos que recebeu as notas mais baixas do Latin NCAP)  do que comprar outro carro usado e mais antigo, porém com itens importantes como ABS, controle de estabilidade, cintos de 3 pontos para todos os ocupantes e que obteve notas altas nos testes.


Como diz um amigo meu o importante é a luxaria e ostentação...

Janeiro/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.