segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A doutoranda Olivia devia vir de férias ao Brasil...

No Brasil que vê o sol nascer quadrado as vezes vive menos ansioso do quem levanta antes dele pra ganhar a vida honestamente. Fonte da imagem: Getty Images
Saiu na BBC Brasil. Matéria alertando que mais de 13 milhões de brasileiros, eu incluído, sofrem de ansiedade. O artigo original pode ser lido clicando aqui. Segundo a OMS, o Brasil tem cerca de 6,4% da população sofrendo do mal. O número é quase o dobro da média mundial. Fico me perguntado o porquê. Afinal o país é a terra da alegria, do carnaval, do futebol e da alegria. Turistas que vêm para cá se encantam com o jeito descontraído e informal da nossa gente.


No artigo, é entrevistada a doutoranda Olivia Remes, pesquisadora do Departamento de Saúde Pública e Cuidados Primários da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ela explica o que é o transtorno de ansiedade e como diferenciá-lo da ansiedade natural. E dá seis dicas de como treinarmos nossos cérebros para combater o mal. Li cuidadosamente os seis tópicos e fico me perguntando se a futura doutora já colocou os pés no Brasil. De preferencia nos períodos onde a cidade praticamente fecha por conta da violência armada que tomou conta da maioria das cidades.

Mas não custa tentarmos adaptar os conselhos para nossa realidade. Então vamos lá:

1 – Monitore seus pensamentos

Transtornos de ansiedade são causados por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação”.

Devemos então fazer um esforço mental para abstrair as incertezas de nosso cotidiano. Afinal, no Brasil, já sabemos o inevitável: o que é ruim pode piorar. Então pra que se preocupar com as crises econômicas sucessivas, a previdência ruim que vai ser reformada para ficar pior, os impostos que apesar de altos para o que oferecem em troca, vão aumentar mesmo para cobrir os rombos causados por quem os administram mal. E o desemprego pode aumentar mesmo estando, segundo nossos governantes em perspectiva de queda. Pensemos pelo lado positivo, nesse item: se você ficar desempregado inesperadamente, procure relaxar. Afinal, é uma oportunidade de descansar do estresse causado pelo trabalho quase escravo, mas que o governo também diz que não é tão grave assim.

A doutora recomenda escolher uma hora do dia para nos darmos um tempo de 20 minutos para que deixemos os pensamentos fluírem e nos ocuparmos deles. Sugiro o horário de volta para casa, no ônibus lotado, quando o mesmo passar naquela parte da cidade onde sempre entram os assaltantes.

2 - Faça atividades físicas e pratique meditação
Aí está uma saudável recomendação. Ao chegar em casa lá pelas dez da noite, depois de enfrentar três horas de engarrafamento e desde que não esteja apavorado e indignado com o celular que acabou de perder no assalto ao ônibus, coloque sua roupa esportiva, um tênis bem surrado, pelo qual o ladrão nem se interesse,  tire o relógio, afinal você não vai querer se preocupar com horários. E com os gatunos. Saia nas ruas escuras e sem policiamento do seu bairro e respire fundo. Se quiser pode reservar mais um tempinho para pensar nos problemas que o angustiam. Era só uma vez por dia, mas afinal de contas, aquele sujeito seguindo você pode não ser outro praticante de caminhada. Academia poderia ser uma boa, desde que você opte por cortar mais um dia de carne nos que já não tem na sua semana. Afinal vai estar melhorando a dieta e fazendo sobrar uns trocados no saldo negativo do banco.

3 - Encontre um propósito - nem que seja cuidar de seu animal de estimação

Bem... se você ainda não matou seu cachorro a gritos ou resolveu soltar o gato bem longe de casa para cortar os custos com ração e veterinário, a doutora diz que cuidar de um animal de estimação pode ser um propósito. Se você não tem animal de estimação mas tem um marido chato, já resolve também. Coloca ele na coleira e vá dar uns passeios. Se não tiver marido, peça o vira-latas da vizinha que já enche seu saco dia e noite latindo e procure, durante o passeio com ele, entender porque ele age daquela forma. Talvez seja só fome mesmo.

4 - Veja o lado bom da vida (por mais que isso seja desafiador)

Essa é fácil. Afinal você está no Brasil. Comece a ver as coisas ruins que acontecem aqui todos os dias por outra ótica. Afinal você ainda tem sorte. Há pessoas nesse momento que vivem em outros lugares, onde a qualidade de vida é tão boa, que a falta de preocupação com o futuro as faz entrar em depressão e começarem a ter ideias suicidas. Pense na grana que a pobre turista espanhola gastou e a vida que perdeu pelo simples fato de querer experimentar emoções fortes fazendo turismo em uma favela no Rio de Janeiro. A que ponto pode chegar o desespero do conforto.

5 - Viva no presente

Aqui a ideia é bem simples. Então pare de se preocupar depois que o salário acaba na primeira semana do mês. Pensar no futuro pode ser preocupante. Quem tem que se preocupar com suas dívidas são seus credores e não você! E afinal, se te disseram, no passado, que o Brasil é o pais do futuro, desacredite de vez nisso. Não há futuro por aqui. E o presente já é bastante preocupante. Lembre-se do ditado popular: “O futuro a Deus (e aos políticos) pertence” e você certamente não é nenhum dos dois.

6 -  Busque terapia


A futura doutora Olívia sugere que apenas medicamentos não bastam para controlar a ansiedade. Mas sem ficar ansioso ou ansiosa, não tente marcar uma consulta psicoterápica no SUS. E nem adianta tentar um clínico geral no Posto de Urgência do bairro. Mesmo que o médico esteja atendendo, vai lhe receitar uns calmantes que a Farmácia Popular não terá em estoque pra te entregar. Se a situação estiver muito fora de controle, tente a lembrar o nome daquela benzedeira que sua amiga lhe indicou e que atende naquele bairro afastado que você sempre teve medo de ir. Certamente fazer a viajem até lá já te demonstrará que você certamente consegue lidar com parte de sua ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.