segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Violência contra a mulher: há o outro lado da moeda..

Atercino Ferreira de Lima Filho, 51 anos, condenado injustamente tenta provar que é inocente. Foto: Reprodução da Folha de São Paulo
Sim, os números ainda são alarmantes. Há muito ainda que fazer para acabar com o feminicídio, a violência contra a mulher, os números alarmantes de estupros e a desigualdade de condições de emprego e renda entre mulheres e homens no Brasil e no mundo. Mas é preciso pensar que toda moeda tem dois lados. Que injustiças também são cometidas contra os homens em nome da punição severa que a situação requer. Juízes, promotores e delegados de ambos os sexos e um sistema judiciários pressionado pela opinião pública, por milhares de processos que se amontoam nos fóruns, pela urgência em resolver as causas e mitigar o problema, acabam cometendo erros.

A doutoranda Olivia devia vir de férias ao Brasil...

No Brasil que vê o sol nascer quadrado as vezes vive menos ansioso do quem levanta antes dele pra ganhar a vida honestamente. Fonte da imagem: Getty Images
Saiu na BBC Brasil. Matéria alertando que mais de 13 milhões de brasileiros, eu incluído, sofrem de ansiedade. O artigo original pode ser lido clicando aqui. Segundo a OMS, o Brasil tem cerca de 6,4% da população sofrendo do mal. O número é quase o dobro da média mundial. Fico me perguntado o porquê. Afinal o país é a terra da alegria, do carnaval, do futebol e da alegria. Turistas que vêm para cá se encantam com o jeito descontraído e informal da nossa gente.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Sobre sustentabilidade, distribuição de riqueza e sapatos...

Sapateiro ensinando o ofício a um aprendiz. Foto: Autor ignorado.
Conversava com uma amiga, durante um agradável café, sobre hábitos de consumo e preço das coisas. Particularmente itens que tem preços mais altos em virtude de marca ou fama. Ela me mostrou um belo par de sandálias, em estilo retrô  azul marinho, que estava usando. Foram feitos sob medida e por encomenda. Me dizia que foram caros. Perguntei a ela se teriam sido mais caros que um modelo caro de uma dessas marcas famosas de sapatos femininos. Me respondeu que seriam o dobro do preço.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lucrando com as mazelas... favela-commodities


Mais um caso de assassinato na favela. Mais uma vez a PM mata. E segue a cantilena de sempre. Por quarenta e oito horas a notícia vai alimentar feeds de notícias e manter a audiência em alta nas redes de TV. Especialistas serão ouvidos, discursos vazios serão proferidos pelos habituais representantes do poder público e da sociedade civil. Depois tudo acaba. Uma nova tragédia deve ocupar o vácuo deixado. Tragédia dá lucro e muita gente ganha.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

O nu na arte, na minha arte...

Fotografia da série "Não me olhe assim desse jeito..." (Brasília, 2004). Foto Marcelo Ruiz

Para mim, como artista/fotografo, um corpo nu e apenas um amontoado de argila, material que usamos para esculturas, seja para fazer um molde que posteriormente será usado para fundir a peça definitiva em bronze ou cozido em altas temperaturas para se tornar a escultura em si. No contexto do meu trabalho, um corpo nu é apenas um suporte, um material onde vou expressar meu pensamento/desejo/motivo em realizar determinado trabalho.

domingo, 8 de outubro de 2017

Exclusão social, violência e desamparo não são exclusividade de um gênero.

Artigo original disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1925287-de-advogado-a-professor-diplomados-viram-moradores-de-rua-em-sao-paulo.shtml


Reportagem  bastante perturbadora publicada na Folha SP em 08/10/2017A matéria cita uma pesquisa realizada em 2015, na cidade de São Paulo, pela FIPE, informando que nesse ano haviam cerca de 16 mil pessoas sem teto. A matéria focou nos que, dentro desse universo, tem formação superior, já foram comerciantes, empresários e empregados com carteira assinada. Escolheram cinco homens, moradores de rua, com esse perfil diferenciado, para representar um universo provavelmente bem maior que as estatísticas oficiais. 

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O QUE ESTÁ HAVENDO NO BRASIL (E NO MUNDO)?????

Interior da creche de Janaúba que foi incendiada nesta quinta (5) (Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas)

Tempos atrás eu publiquei um artigo sobre as ideologias sub-repticiamente veiculadas em séries de televisão americanas (ou de outras nacionalidades). Falava especificamente do seriado Walking Deads (lançado em 2010), que teve uma estrondosa audiência. O momento social do lançamento não poderia ser mais propício ao sucesso. Afinal, a crise de 2008 iniciada nos Estados Unidos em 2008 já havia contaminado todo o sistema financeiro mundial. Menos o Brasil, que segundo o governante da época, seria apenas uma marolinha.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Mulher pelada na arte pode...homem é pedofilia...gente hipócrita!


Na imagem: Cartaz do coletivo artístico feminista Guerrilla Gils, fundado em 1885 nos Estados Unidos. 
"Uma grande questão para os museus hoje em dia é: daqui a 100 anos, se tudo o que eles tiverem for o que esses bilionários doaram para eles, ou doaram para eles agora, isso não vai ser realmente uma história da arte. Será uma história dos mesmos poucos artistas. E nós sentimos que isso não é a história da arte — é a história da riqueza e do poder. Museus necessitam fazer tudo o que estiver ao seu alcance para colocar em exposição uma variedade muito maior de artistas, colecionar a história inteira da cultura que eles dizem representar." (Kathe Kollwitz, uma das fundadoras do grupo)

O grupo feminista Guerrilla Girls, que há trinta anos faz arte engajada em denunciar o modelo machista de domínio da sociedade , não apenas nas artes, vai fazer sua sua primeira exposição individual no Brasil no MASP (SP) a partir do dia 29 de setembro. Estará aberta mais uma temporada de embates, conflitos, críticas e ódios velados e explícitos. O trabalho delas é sempre forte na crítica social e chocante algumas vezes. Então quem é do bem, corre lá pra prestigiar as meninas. E quem é do mal já preparem os perfis falsos nas redes e os discursos de ódio prontos e vazios.  

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Quem são os tarados?

Reprodução parcial da página do Gregório na Folha SP. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2017/10/1923414-toda-nudez-sera-castigada.shtml

Gostei do posicionamento do Gregório Duvivier em seu artigo para a Folha de São Paulo! Cito abaixo o trecho inicial:

"Um artista nu permite que espectadores manipulem suas articulações. Uma criança, acompanhada da mãe, toca no seu pé.
Sugiro às pessoas que viram erotismo nessa cena que procurem tratamento psicológico. Amigo, você sofre de alguma doença grave: ou tem tesão em crianças, ou tem tesão em pés, ou tem tesão em crianças tocando em pés. Ou é pedófilo, ou podófilo, ou pedopodófilo[...]".

É assustador ver para onde caminha a (falta da) cultura e educação de qualidade no Brasil. Estamos voltando no tempo, passando já das fogueiras da Inquisição e indo em direção aos tempos que, ainda pelados e peludos, nos matávamos usando paus, pedras e pedaços de ossos de animais que comíamos crus, na escuridão de nossas tocas.