domingo, 23 de julho de 2017

Demolidor de Memes I


Demolidor de Memes I

Assunto: Gasolina exportada à preço menor que o das bombas do Brasil.
Categoria: Mal intencionado!
Motivo: induz o leitor a clicar e compartilhar para hits para o site que postou, com isso aumentando o ganho pago pelo Google. Divulga informação tendenciosa contribuindo para afastar o leitor do foco do problema “denunciado” pela publicação.


Apesar do fato parecer absurdo, está economicamente correto. O erro aqui está em ter que refinar tanto petróleo e ao mesmo tempo fazer o refino. Por dois motivos:. Mas antes vamos ao porquê de ser mais econômico do que simplesmente queimar a gasolina que sobra. No Brasil, apesar de termos farta energia não poluente (hidrelétricas, sol abundante para gerar energia pela luz e um grande litoral onde venta e poderíamos instalar usinas eólicas, queimamos muito combustível fóssil.


É a matriz de transporte que está totalmente errada, pelo tamanho do país. Investimos muito na malha viária e não na ferroviária eletrificada. Alimentos, bens e matérias primas são transportadas por caminhões que queimam diesel. AGORA A RAZÃO de se vender a gasolina barata: o petróleo quando refinado, produz sempre as mesmas frações de diversos combustíveis. Então para termos diesel para os caminhões temos que refinar muito petróleo e sobra muita gasolina.

A sobra é tanta, já que um litro de petróleo sempre vai produzir mais gasolina do que diesel, que não temos onde estocar. E esmo se tivéssemos a gasolina tem um prazo de validade. Além de evaporar poluindo o ar, com o tempo se transformará em parafina ou nafta. E isso daria mais prejuízo do que vender barato. A solução seria usarmos mais energias não fósseis para poder exportar mais petróleo cru ou os refinados, gerando divisas. embora isso também iria levar a queima desses combustíveis para os países compradores, que os queimariam lá. Mas a poluição global seria a mesma.

É pelo mesmo motivo que no Brasil é proibido ter automóveis particulares com motores a diesel. Nesse caso teríamos que refinar mais e sobraria ainda mais gasolina. Quanto ao preço, ele é barato para competir com o mercado. Se cobrássemos mais que 1,70 o litro ninguém compraria. Lembrando que o problema da sobra de gasolina acontece em toda refinaria. Portanto há uma espécie de superabundância de gasolina e seu valor no mercado internacional é baixo. Não importando se o petróleo cru esteja em escassez e seja caro.

Lembrando ainda que o petróleo é vendido pelo preço de produto industrial em larga escala. Na bomba, aqui no Brasil, você paga os mesmos valores do produto exportado, PORÉM acrescidos dos impostos caríssimos sobre os combustíveis. Esses impostos são caros para, além de pagar vários déficits em outras áreas, por roubo ou má administração, forçar uma diminuição do consumo. Isso evita que a balança comercial, para o item petróleo, se torne desfavorável ao Brasil, pois evita o alto custo de importar o produto cru (petróleo bruto) ou mesmo os custos de extração  e ter que vender as sobras barato.

Lembre-se que o país que compra essa gasolina excedente não vai concordar de pagar impostos que dizem respeito ã economia do Brasil. E que outros países produtores também estão com sobras querendo se desfazer. Isso força os preços para baixo. Se tentar vender caro não vende. Se guardar, evapora, não tem lugar e o que não evaporar perde a validade e vira parafina. Que não terá tanto valor como a gasolina.

Vamos começar a verificar a veracidade dos fatos antes de simplesmente repostar tudo que nos mandam. Dessa forma vamos poder focar no importante e não disseminar mais informações como essa que só causam confusão e nos afastam de conhecer a gênese do problema. Lembre-se que muitos desses memes e fotos polêmicas buscam apenas que pessoas cliquem nelas e repassem para gerar hits (pontos) para algum site de forma mal intencionada ou pior: fraude. Esses hits ou pontos, geram dinheiro a que os posta de diversas formas, uma delas é que o Google e as redes sociais remuneram os donos de sites que tem muitos acessos, pois essas empresas ganham dinheiro divulgando anúncios em páginas hospedadas. Não seja o otariano! Alem de perpetuar informações falsas você está contribuindo para pessoas inescrupulosas ganharem muita grana! 

Fica a dica!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.