domingo, 10 de setembro de 2017

Alices ou Rainhas de Copas?

Na foto-montagem: malas de dinheiro achadas em apartamento de político investigado por corrupção e cena do filme Alice no País das Maravilhas, com a personagem Rainha de Copas, de Tim Burton. Fonte: google. 



As malas do Gedel estão gritando. As Alices perplexas. E as Rainhas de Copas começam seus gritos histéricos pedindo que cortem as cabeças. Em poucos dias tudo cessa. E os coelhos malucos voltam a fazer piruetas. O Brasil é um grande País das Maravilhas. Melhor que o conto original. Nem o próprio Lewis Carroll poderia imaginar um local e personagens tão bizarros.

Mas o que se ouve nos gritos das caixas de dinheiro aprisionadas em um discreto apartamento em Salvador? Tudo depende dos ouvidos onde os sons - alguns altos; outros, simples marulhos – conseguem alcançar. Haverão as alices que se recusarão a perceber a realidade, achando que ainda estão sonhando. E muitas rainhas-de-copas se levantarão, aos berros cacofônicos, pedindo cabeças que rolem na ladeira do onde o país também patina, rumo ao precipício.


Mas tem uma personagem, que não está no livro de Sir Charles Lutwidge Dodgson (o verdadeiro nome de Carroll), que grita mais alto que as duas primeiras: a Alice das Copas. E aqui faço um adendo, para não tornar tendencioso o texto que se segue: fiz analogias até agora com personagens femininos. Mas leia-se, daqui por diante, que tanto as “alices”, as “rainhas” e a nova personagem (Alice das Copas), se referem a qualquer gênero, orientação sexual, cor ou credo. A ricos e pobres. A novos ou velhos. Brasileiros ou estrangeiros. Feita a ressalva continuemos.

As Alices de Copas gritam mais alto que a Rainha Louca porque pretendem abafar a miséria de suas próprias consciências gritantes. Querem calar o Grilo Falante, o papagaio irritante do ombro, o burro do Shrek que vive em cada um de nós.  Em toda essa lama vomitada dos antros do poder, das autarquias, das casas de prostituição (leia-se assembleia e cortes de justiça), das empresas de privada e de fachada, emana um odor insuportável e indisfarçável. Como peido em elevador com dois: quem soltou sabe e quem não soltou sabe quem foi. Além do odor fétido, há o ruído. Mais alto, quanto maior for a peidada. Ou a cagada que quase sempre se segue aos prenúncios mais tímidos. Mas não menos fedorentos. E indisfarçáveis.

Mensalões, lava-jatos, investigações sem nome, corrupções ainda nem descobertas (oficialmente é claro...) despertam a ira cínica das Alices de Copa. E elas querem cabeças. Mas se acham, elas mesmas, inocentes vítimas da queda na toca do coelho. E imaginam que aceitando o infortúnio, como pesadelo passageiro, logo estarão livres dele. Mas ao despertarem, logo perceberão que acordaram no Pais das Maravilhas. E que o pesadelo era menos pior que o sonho vendido como realidade por aqui.

Para não pensar que nossa pobre personagem é só vítima inocente, devo acrescentar neste conto o lado mais cruel, mesquinho e vil da personagem Alice de Copas. Entre várias características da personagem, destaco a falta de ética, a desonestidade e a cumplicidade sem escrúpulos como as mais nefastas e sombrias. Não que tais atributos sejam exclusivos dela. Os demais integrantes desse conto tem, também esses defeitos. Mas neles, talvez pesem mais as virtudes.

Quem se dispuser a folhear com calma o conto surreal em que vive o país, perscrutando cada linha do texto, cada palavra cuidadosamente colocada, cada nota de rodapé e adendos, poderá identificar em cada aventura narrada, não apenas os gritos histéricos das alices de copas, mas as gargantas de ondem partem. Se alguém se der ao trabalho de escutar com cuidado o áudio do açougueiro e seu sócio, perceberá, entre o tilintar das pedras de gelo no copo de uísque, a voz de uma delas. Elogiado inclusive por seus chefes, está lá presente, o simplório garçom, que serve com lealdade o clã de magarefes, há pelo menos sete anos. E ele ainda agradece aos patrões a oportunidade!

Esse homem sabe mais que a república inteira. Conhece mais do processo que os venais advogados, juízes, procuradores que tentam contornar o estrago; tentando salvar o pescoço dos que a Rainha de Copas - ela mesma doente e mentecapta -exige a degola. Deve conhecer detalhes mais sórdidos e intricados do que os investigadores honestos conseguiram, com muito trabalho, gasto de recursos e perspicácia, apurar. Por que se calou tantos anos? Porquê se beneficiou simplesmente. Nem na milionésima parte que seus patrões e os demais envolvidos. Mas obteve vantagens. Migalhas é verdade, mas não por isso menos abjetas. Já que conhecedor de um crime, se omitiu de delatar.

Não. Não desejo de maneira nenhuma pegar o pobre copeiro para pagar o pato. Ele é apenas um dos milhares de exemplos de gente a quem eu chamo neste texto de Alices de Copas. Ou alguém ainda é alice-em-sonho para achar que todos esses bilhões desviados puderam acontecer apenas pela canetada de algumas figuras? Talvez eu até entenda que o homem comum, aquele do chão-de-fábrica, o aluno relapso, preguiçoso e iludido da sistema escolar falido, possa acreditar nisso. Mas não o funcionário de maior escalão das empresas envolvidas. Não o servidor público, que teve que estudar muito para passar no crivo de um concurso.

Essas pessoas, que inclusive estão lendo esse texto, conhecem bem os trâmites e meandros complicados e burocráticos a que deve passar cada processo de liberação de verbas, cada lei aprovada na casa de tolerância, cada licitação executada por qualquer órgão do governo obrigado a realizar concorrências públicas. São exatamente essas Alices de Copa, as que mais vão para as ruas com as caras pintadas de vermelho ou de verde-amarelo, gritar pela degola dos corruptos. Sendo elas mesmas (não todas) culpadas por conhecerem os mal-feitos e calarem.

O homem comum, o Sr. Simpson – como certa vez declarou uma eminência do jornalismo marrom televisivo – para o qual são direcionadas (e manipuladas) as notícias de escândalos veiculadas, pode acreditar nisso. Que um presidente de estatal petroleira, na calada da noite, no recôndito de sua majestosa sala no Cubo de Rubik, sentou-se à frente de um computador rodeado de mesas com pilhas de pastas e documentos, para redigir um contrato de compra de serviços viciados.  Ao Sr. Simpson não é dado o direito de conhecer a verdade por completo. Ninguém dirá a ele, que para cada fraude dessas que é divulgada (fora as não esclarecidas ou abafadas) dezenas, senão centenas ou mesmo milhares de pessoas tiveram acesso a maior parte desses documentos, escutaram conversas estranhas de seus chefes, presenciaram malas suspeitas transitando por lugares invulgares e mesmo as transportaram, sabendo bem o que continham. Nesse último caso, houveram heróis anônimos ou conhecidos que denunciaram o mal feito. A esses eu diria que são as alices verdadeiras, que sonham inocentes estarem tentando resolver o pesadelo e sair da toca do coelho.

Em todos os grandes escândalos já investigados e noticiados – e os que ainda ocorrem nas barbas da justiça e do povo sem sequer serem questionados – tem necessariamente que haver a participação de centenas de pessoas. São funcionários, do baixo ao alto escalão, nas empresas privadas e órgãos envolvidos no processo, que precisam receber, verificar, digitalizar, empostar dados em sistemas complexos. E convenhamos, não são todas pessoas leigas. Em casos suspeitos, as irregularidades já aparecem desde o início do processo. Ou no final.

No caso de compras superfaturadas, por exemplo. Principalmente as que envolvem fornecimento de bens materiais, nada circula, no caminho entre o fabricante-fornecedor até o destino final, sem notas fiscais. E nelas, qualquer pessoa que as veja, pode perceber se algo está errado. Mas se calam. É o exemplo típico de remédio e medicamentos que chegam a hospitais (públicos ou privados): o administrador, o almoxarife ou quem mais tenha acesso a essas notas, pode ver claramente se algo está errado. E pode denunciar. Mas calam. E só abrem suas bocarras, depois de estourado o escândalo, para gritarem nas passeatas feitas para “inglês ver”, “Cortem as cabeças!”. Mas menos a minha pois sou vítima do sistema.

Qualquer empresário honesto que já tenha sentado à uma mesa de negociações durante a fase final de aberturas de envelopes, em licitações públicas, geralmente já sabe que vai perder. Sabe que o escroto que está sentado a seu lado, com um sorriso disfarçado (ou não), será o ganhador. Sabe todo o processo dali por diante. Sabe como o vencedor mal intencionado, que oferta preço menor que o minimamente possível para exercer o serviço a ser prestado, vai fazer para obter lucro e ainda remunerar o esquema que o contrata. O Sr. Simpson só percebe que algo está errado quando a ciclovia cai no mar com alarde ou quando não encontra remédio na farmácia popular.


Quer dizer; ele sente. Mas não entende direito o que está acontecendo. Mas é manobrado habilmente, por grupos de interesse a ir às ruas gritar “Cortem as cabeças” mesmo que sejam as erradas ou que não sejam todas as que deveriam ser cortadas. Ele sequer imagina, na pantomima que se monta para essas manifestações – com uma aura de democracia que une ricos e pobres – que o cidadão a seu lado, que levou os filhos e a babá de branco, pode ter contribuído direta ou indiretamente, pela omissão, para o estado de coisas que os empurrou habilmente para a rua. Essa é a maior tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.