sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Daiyo-kangoku!

Fonte da imagem e texto original do blog disponível em : http://www.whatsdiario.com/2017/09/prisao-no-japao-relato-de-um-brasileiro.htm
Daiyo-kangoku! - Ou porque a criminalidade no Japão é baixa, a segurança é alta e as pessoas são educadas, respeitadoras das leis e trabalham duro...
Recebi esse artigo em minha timeline do Facebook, que pode ser lido clicando aqui. Em princípio pensei se tratar de mais um blog sensacionalista, criado para receber visitas e hits em anúncios. Pelo depoimento do "tal brasileiro que é amigo de um policial", achei a coisa toda meio fantasiosa.

Fui checar a fonte e rapidamente me deparei com um relatório da organização internacional Human Rights Watch que valida o texto e vai mais além. O relatório pode ser baixado em: https://www.hrw.org/sites/default/files/reports/JAPAN953.PDF
O termo "daiyo-kangoku", título desse post, se refere ao período inicial de detenção de quem é suspeito de cometer um crime, em uma central de polícia japonesa. É similar a nossa prisão para averiguação. E as condições são tão pesadas que provavelmente só o medo dela deve fazer os cidadãos japoneses não tão honestos e sérios, pensarem muito antes de cometer um crime ou delito.
Posteriormente, as condições das penitenciárias, apesar de limpas , com celas individuais e boa alimentação, para onde o condenado vai cumprir a pena, são mais severas ainda. quase inimagináveis para nós brasileiros, que ainda achamos as condições dos presos no Brasil, duras demais.
Conclusão: seria por conta desse sistema penal duríssimo que o Japão tem baixíssimos índices de criminalidade e homicídios ou seu povo é tão obstinado com princípios éticos, morais e de cidadania, que os faz pensar seu sistema penal como um local realmente de punição dos desvios?
Como disse o "tal amigo policial do brasileiro" ao responder a pergunta "AÍ ELE FOI ME FALANDO E CHEGOU EM UM PONTO QUE PERGUNTEI, O QUE O PRESO PODE FAZER, QUAIS SEUS DIREITOS ?" feita pelo brasileiro:
"[...} PRESO NÃO TEM DIREITOS ! TINHA DIREITOS ANTES DE SER PRESO, AGORA ELE SÓ TEM A PENA ESEUS DEVERES !"

Dura Lex, sed Lex!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.