quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Censura ou bom senso?

Reprodução de post no Facebook. Fonte original disponível em: http://www.ilisp.org/noticias/museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo-faz-exposicao-onde-criancas-tocam-homem-nu-veja/

Vídeo postado no Facebook gerando comentários revoltados e, como sempre, polarizados. No vídeo postado no site Ilisp.org, uma criança com outro adulto, toca no corpo nu do coreógrafo Wagner Schwartz. que está deitado, inerte, no chão do espaço onde acontece a performance intitulada La BêteA maioria dos comentadores pergunta se isso é arte ou lixo. Na verdade ja afirmam e condenam como lixo. Mas a pergunta que proponho aqui não é discutir se se trata de arte ou não. Mas sim o que é censura, quando ela deve ser aplicada e se ela deve ainda existir, na forma da legislação atual. Diversos tipos de restrição, principalmente em relação às manifestações artísticas, ainda existem no Código Civil e na Constituição.

 
O Brasil viveu mais de duas décadas sob forte censura do Estado. Depois passamos a viver um período de uma repulsa cada vez maior a qualquer tipo de censura. No caso da exposição que está acontecendo no Museu de Arte Moderna de São Paulo, assim como a recente polêmica da exposição patrocinada pelo banco Santander, acho que devemos responder primeiro se devem ser mantidas as regras de censura por idade para essas exposições, bem como para peças teatrais, cinema, teatro, shows e qualquer outras manifestações artísticas e culturais em espaços públicos ou privados.

Se não queremos mais viver sob nenhum tipo de censura do Estado, então não ha nada de errado na presença de crianças naquela performance do MAM. Se ainda nos incomodamos com isso e questionamos o fato de vermos crianças sendo apresentadas a um corpo humano nu, dentro de um contexto artístico, é porque ainda queremos ou necessitamos de uma certa censura do Estado em nossas vidas e nos acontecimentos do cotidiano. Ou por outro lado, devemos nos questionar em que tipo de moral hipócrita estamos mergulhados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será respondido brevemente.